Professor não é quem sempre ensina,
mas quem, de repente, aprende”
Guimarães Rosa
Antes de apresentarmos os projetos interdisciplinares que nortearão os trabalhos pedagógicos da Escola Mundo de Alice no ano de 2012, gostaríamos de fazer algumas considerações que julgamos serem pertinentes.
A cada ano que passa, percebemos estar vivendo em um mundo onde os valores mais fundamentais do ser humano estão sendo deixados de lado. Sejam por nossos governantes ou pela sociedade civil organizada, valores como solidariedade, compartilhamento, democracia e liberdade acabam virando palavras bonitas que estão em todos os discursos, mas bem pouco se confirmam na prática. Acreditamos que o Ser Humano deve ser o centro de qualquer atividade. Ajudar o ser humano a melhorar de vida deveria ser o princípio norteador de uma educação que pretende ser inclusiva e significativa. Pensando nisso optamos por estudar o Método Montessori e adequá-lo à realidade de nossa escola. Desenvolver a capacidade de autonomia, liberdade e autodisciplina de nossos estudantes nos parece ser algo que todos deveríamos querer em um mundo em constante mudança e contrastes sociais e econômicos que formam verdadeiros abismos entre aqueles que possuem todos os recursos para se desenvolverem plenamente e outros que vivem à margem da sociedade sobrevivendo com as migalhas e sonhando com um mundo melhor.
Para que nossos estudantes tenham a oportunidade de viver melhor e não apenas sonhar com isso, pensamos esse modelo de escola, que oportuniza que os mesmos se desenvolvam de forma integral e harmoniosa, aguçando a iniciativa e a capacidade de escolha e de construção significativa de seu próprio conhecimento, com todos os recursos possíveis à disposição para que se tornem pessoas melhores, capazes de vencer os desafios que o mundo contemporâneo os impõe, tendo de fato, e não apenas no discurso, liberdade para viver plenamente e ser mais feliz.
Incluir o aluno na análise e na decisão, de questões que lhe dizem respeito, contribui para o desenvolvimento consciente de sua cidadania. A escola, em particular, é o lugar para oportunizar este tipo de aprendizagem: o exercício da tomada de decisões, tanto individuais como coletivas. Ao refletir sobre suas próprias concepções, frente às de outros, o aluno amplia seu repertório de alternativas para uma determinada situação e provoca a desestabilização e o descentramento de seus critérios de inserção na coletividade. (KEHRWALD-GANDOLFO)¹
A opção por trabalhar com projetos vem se juntar à nossa metodologia pelo fato de desejar o mesmo que nós: “formar indivíduos com uma visão mais global da realidade, vincular a aprendizagem a situações e problemas reais, trabalhar a partir da pluralidade e diversidade, preparar para que aprendam durante toda a vida (...)”²(HERNANDEZ, 2000). Para tanto pensamos cruzar essas duas concepções e propor a nossos estudantes um trabalho que se organiza a partir de três Projetos Interdisciplinares que se apresentam a cada trimestre, organizados em torno dos eixos temáticos: Meio Ambiente, Direitos Humanos e Arte e Cultura. Esses eixos temáticos norteiam o trabalho e organizam os tempos escolares o que não significa que estejam engessados e não possam ser reavaliados e reformulados ao longo do ano, tanto pelos professores como pelos alunos, principais envolvidos em todo o processo.
Espero que apreciem os mesmos, façam sugestões e críticas para que os mesmos possam ser realmente significativos para todos os envolvidos.
Boa leitura e bom trabalho!
Projetos Interdisciplinares:
Meio Ambiente
Arte e Cultura
Referências:
²HERNANDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projetos de trabalho. Porto Alegre: Artemed, 2000.
¹KEHRWALD, Isabel Petry e GANDOLFO, Maria Ângela Paupério. Pedagogia de projetos transgredindo a linearidade. Disponível em
http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=3
http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=3
ORGANIZAÇÃO MONTESSORI DO BRASIL. Disponível em
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