sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Laboratório de Aprendizagem


Laboratório de Aprendizagem

Laboratório de Aprendizagem tem por objetivo investigar e contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem e impulsionar o aluno a buscar novas informações possibilitando a realização de um trabalho que venha tornar-se um grande gerador e fonte dos mais diversos conhecimentos.

Suas principais atividades abrangem a realização de materiais didáticos para leitura e estudo aplicado, através dos quais o estudante pode obter o maior número de informações, de forma a prescindir gradativamente da presença do professor.
O atendimento será realizado em pequenos grupos ou individualmente, o aluno continua frequentando sua turma de origem e no turno inverso participa do Laboratório, que conta com professores especializados.

São também estabelecidas parcerias com as famílias dos alunos, visando comprometê-los no trabalho realizado proporcionando diferentes vivências e o resgate da criança em todas as suas dimensões.

OBJETIVOS GERAIS:

* Proporcionar ao aluno com dificuldades de aprendizagem, atividades de caráter lúdico educativo nas diversas áreas de conhecimento.

* Investigar o processo de construção de conhecimento do aluno.

* Criar estratégias de atendimento educacional complementar.

* Integrar as atividades desenvolvidas no Laboratório de Aprendizagem com o trabalho escolar.

DESENVOLVIMENTO

Os alunos serão encaminhados pelo professor da série ( ano), mediante avaliação em qualquer momento do ano letivo e deverão ser analisados pelos professores do L.A. e supervisionados pelo SOE.

Os atendimentos serão realizados na própria sala do L.A e em outros espaços do contexto da criança ou adolescente como: no pátio da escola, na sala de multimeios, de informática, biblioteca, praças, visitas à comunidade e a cidade.

Será elaborado um cronograma com dia e horário de atendimento de cada aluno sendo a organização dos grupos feita de acordo com as características e dificuldades de aprendizagem.

A permanência no L.A. e o processo de desligamento dependerão de uma avaliação interativa entre educando, professores do L.A e professores da turma ou disciplina, que consiste na elaboração de um dossiê de cada aluno onde deverá constar: ficha de encaminhamento, relatórios de aprendizagens já, histórico escolar, entrevistas, relatórios das proposições e atividades realizadas no L.A, relatório auto avaliativo composto pelo aluno e educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário