quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Projeto Político Pedagógico Escola Mundo de Alice

Falar em educação é adentrar um campo permeado de incertezas, inseguranças e dilemas, e isto é significativo, quando nos colocamos em choque com as verdades vulneráreis e estabelecidas pela modernidade e ressignificamos todos os eventos, confrontando-os com o social, cultural, tecnológico, ou seja, com o multicultural.
O Projeto Político-Pedagógico tem suscitado muitos debates e discussões entre as mais diversas instâncias educativas. Por meio dos projetos tem-se a possibilidade de vislumbrar um ensino de melhor qualidade, onde é possível experimentar o exercício do pensar, elaborar e operacionalizar o funcionamento da escola com autonomia.
Segundo GATTI a educação “envolve a interação complexa de todos os fatores implicados na existência humana” (2002, p. 13), desta maneira é imprescindível pensar numa educação que potencialize o cultural dentro do espaço escolar, viabilize formas de tornar o ato de aprender significativo e encadeado, para tanto, uma escola necessita compreender o que pretende que seu corpo discente aprenda, de que maneira e com quais objetivos. Todos estes fatores devem estar previstos dentro do projeto gerenciador da escola: o Projeto Político Pedagógico.
Todo projeto, seja ele para o desenvolvimento da escola, ou de uma ação pontual em sala de aula, tem seu início num diagnóstico informativo, onde são levantadas as necessidades, avaliadas as ações que podem ser desenvolvidas nesta realidade de forma imediata, a médio e longo prazo dentro do âmbito pedagógico, administrativo e financeiro.
Com base nos princípios de integração social-cultural, apresentamos o Projeto Político Pedagógica da Escola Mundo de Alice.
Projeto Político Pedagógico Escola Mundo de Alice


(GATTI, B. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002

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