Pensando a metáfora da Alice...
Esta escola, nossa escola é uma viagem...
Prepare-se: ponha asas na cabeça e penetre no País das Maravilhas. Maravilhas mesmo destas que sonhamos todos os dias, de arrepiar, de encantar de se divertir, de fantasiar, aprender e ser feliz...
Esta escola, nossa escola é uma viagem...
Prepare-se: ponha asas na cabeça e penetre no País das Maravilhas. Maravilhas mesmo destas que sonhamos todos os dias, de arrepiar, de encantar de se divertir, de fantasiar, aprender e ser feliz...
Alice como personagem para nos permitir uma escola de sonho, de faz –de – conta, maravilhosa... mágica...
Não informa nada, conta uma história,conduz aprendentes, media processos, caminha junto, vibra...é viva.Vale o imaginário, vale o inventado, mas é permitido também o mundo real, as inquietações, as angústias , os dilemas e problemas..
.As diferentes projeções do fundo do poço e do alto do poço, como Alice.Animais podem ganhar vida, objetos também.Todos podem rir, pensar,falar,criar e participar...
Não informa nada, conta uma história,conduz aprendentes, media processos, caminha junto, vibra...é viva.Vale o imaginário, vale o inventado, mas é permitido também o mundo real, as inquietações, as angústias , os dilemas e problemas..
.As diferentes projeções do fundo do poço e do alto do poço, como Alice.Animais podem ganhar vida, objetos também.Todos podem rir, pensar,falar,criar e participar...
“Alice estava começando a se cansar de ficar ali sentada no barranco ao lado da irmã. Sem nada para fazer”” (...) –Quando éramos pequenas – prosseguiu a Tartaruga de Imitação – fomos à escola no fundo do mar. A professora era uma velha Tartaruga. A gente a chamava de Tatu...
-Por quê? – perguntou Alice.
-Para ouvi-la dizer “Não sou Tatu” – disse a Tartaruga de Imitação. –Vamos à escola todos os dias
-Eu também – disse Alice. – Aprendemos francês e música.
-E lavagem de roupa? – perguntou a Tartaruga de Imitação.
-É claro que não! – disse Alice.
-Ah! Então sua escola, na verdade não é tão boa assim – disse a Tartaruga. – Na nossa
tínhamos francês, música e lavagem e roupa extra. Contudo eu não precisava disso,
vivendo no fundo do mar. Só freqüentei as aulas normais: Lei Dura e Reinação Livre, e
depois tínhamos vários ramos da aritmética: Ambição, Distração, Mulificação e Derrisão.”
E nossa escola?
E o currículo?
E a realidade?
E os anseios?
E os desejos?
Toda escola parte da necessidade de uma comunidade, de ideais pedagógicos.
ResponderExcluirQUAL FILOSOFIA A NORTEARÁ NOSSAS BUSCAS.
Olá colegas!
ResponderExcluirObrigada pela visita! Aqui estamos para retribuí-la!
Acredito sermos todas bem-vindas ao grupo de professores comprometidos com a educação de qualidade, a começar assim... pelo planejamento de uma Escola Ideal.
Parabéns pelo blog, está riquíssimo!
P.S.: Os mascotes se darão bem, afinal, este é um mundo ideal, e as diferenças devem servir apenas para acrescentar!
Bjokas