terça-feira, 29 de novembro de 2011

Descrição da Escola Mundo de Alice (em processo)


A Escola Mundo de Alice – Escola de Ensino Fundamental e Médio Politécnico da UFRGS-REGESD – atua na formação de crianças e jovens da região metropolitana de Porto Alegre, privilegiando o acesso de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

A escola fica localizada próxima ao centro da capital, no antigo Estaleiro Só, e conta com uma grande área verde, além de uma vista privilegiada do Lago Guaíba.

Nossa escola, sendo parte integrante da Universidade, conta com apoio técnico, pedagógico e financeiro da Instituição para proporcionar o que de mais avançado existe em termos pedagógicos, tendo

“o compromisso de dinamizar, atualizar, construir, criar o conhecimento no que se refere ao Ensino Fundamental e Médio. (...)procurando “desenvolver uma pedagogia a partir da análise de problemas, visando à conscientização de valores humanos, à vivência constantemente recriada de conteúdos culturais universais e buscando formas democráticas de interação social”¹.

A base fundamental de nossa escola é o respeito ao estudante, às suas necessidades, emoções e expectativas para o futuro. O ambiente em nossa escola foi cuidadosamente preparado para que o estudante descubra a emoção pelo aprender, desenvolvendo seu potencial de aprendizagem, de acordo com o seu ritmo, desenvolvendo as múltiplas inteligências em seu máximo quando estiverem efetivamente preparados para isso.

“À Educação então, caberia a tarefa de favorecer, no seu sentido mais completo, o desenvolvimento do potencial criativo, da iniciativa, da independência, da disciplina interna e da confiança em si mesmo. (...) A metodologia Montessori assegura que crianças e jovens, em todos os níveis de desenvolvimento, preparem-se para participar da sociedade na qual, mais tarde, terão que encontrar seus lugares como adultos responsáveis, generosos, competentes, críticos e independentes. Esta é a maior tarefa da Escola: Constituir-se numa verdadeira ajuda à vida.”²

Dessa forma, a Escola Mundo de Alice busca não apenas oferecer conteúdos, mas também atividades que agreguem conhecimento e valores para que esses jovens, além de enfrentar o mundo contemporâneo e seus desafios, possam um dia contribuir efetivamente na construção-tranformação do mundo atual em um mundo melhor.

¹ Colégio de Aplicação UFRGS. Disponível em http://www.cap.ufrgs.br/interno.php

² Organização Montessori do Brasil. Disponível em http://www.omb.org.br/montessori.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário