quarta-feira, 30 de novembro de 2011

novo cmap do Mundo de Alice

OBS: Esta é a simulação de uma turma do ensino médio em um ano.
Um projeto por trimestre,contemplando todas as disciplinas, mas com ênfase em uma por áreas de conhecimento.


projetos/eixos temáticos/parte diversificada:
1- Acompanhamento Pedagógico;
2- Meio Ambiente;
3- Esporte e Lazer;
4- Direitos Humanos;
5- Cultura e Arte;
6- Cultura Digital;
7- Prevenção e Promoção da Saúde;
8- Comunicação e Uso de Mídias;
9-Investigação no Campo das Ciências da Natureza;
10- Educação Econômica e Áreas da Produção.

OBS: 1/6/8 deverão ser seminários permanentes para todas as turmas.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Descrição da Escola Mundo de Alice (em processo)


A Escola Mundo de Alice – Escola de Ensino Fundamental e Médio Politécnico da UFRGS-REGESD – atua na formação de crianças e jovens da região metropolitana de Porto Alegre, privilegiando o acesso de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

A escola fica localizada próxima ao centro da capital, no antigo Estaleiro Só, e conta com uma grande área verde, além de uma vista privilegiada do Lago Guaíba.

Nossa escola, sendo parte integrante da Universidade, conta com apoio técnico, pedagógico e financeiro da Instituição para proporcionar o que de mais avançado existe em termos pedagógicos, tendo

“o compromisso de dinamizar, atualizar, construir, criar o conhecimento no que se refere ao Ensino Fundamental e Médio. (...)procurando “desenvolver uma pedagogia a partir da análise de problemas, visando à conscientização de valores humanos, à vivência constantemente recriada de conteúdos culturais universais e buscando formas democráticas de interação social”¹.

A base fundamental de nossa escola é o respeito ao estudante, às suas necessidades, emoções e expectativas para o futuro. O ambiente em nossa escola foi cuidadosamente preparado para que o estudante descubra a emoção pelo aprender, desenvolvendo seu potencial de aprendizagem, de acordo com o seu ritmo, desenvolvendo as múltiplas inteligências em seu máximo quando estiverem efetivamente preparados para isso.

“À Educação então, caberia a tarefa de favorecer, no seu sentido mais completo, o desenvolvimento do potencial criativo, da iniciativa, da independência, da disciplina interna e da confiança em si mesmo. (...) A metodologia Montessori assegura que crianças e jovens, em todos os níveis de desenvolvimento, preparem-se para participar da sociedade na qual, mais tarde, terão que encontrar seus lugares como adultos responsáveis, generosos, competentes, críticos e independentes. Esta é a maior tarefa da Escola: Constituir-se numa verdadeira ajuda à vida.”²

Dessa forma, a Escola Mundo de Alice busca não apenas oferecer conteúdos, mas também atividades que agreguem conhecimento e valores para que esses jovens, além de enfrentar o mundo contemporâneo e seus desafios, possam um dia contribuir efetivamente na construção-tranformação do mundo atual em um mundo melhor.

¹ Colégio de Aplicação UFRGS. Disponível em http://www.cap.ufrgs.br/interno.php

² Organização Montessori do Brasil. Disponível em http://www.omb.org.br/montessori.php

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Banner


Olá, pessoal!
O novo banner do blog foi criado em parceira com a Rossele.
Totalmente Tim Burton.




Logotipo Escola Mundo de Alice





Desenhos da Andrea Pessin

Pessoal!
As colegas Andrea Pessin e Valquíria Bacellar estão desenhando-criando o logotipo de nossa escola. Caso tenham alguma sugestão, crítica ou ideia enviem para as mesmas. Ainda não escolhemos... Todos podem contribuir.

Logotipo
lo.go.ti.po
sm (logo2+tipo2) 1 Tip Corpo de tipo que contém duas ou mais letras freqüentemente associadas ou uma sílaba ou palavra de ocorrência comum: De, que, mais, sobre. 2 Tip Desenho característico, com o nome de marca ou com a marca comercial ou industrial do anunciante, ou símbolo convencional de uma profissão; (segundo o Michaelis On-line)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Biblioteca Lewis Carroll


Biblioteca Lewis Carroll
(Charles Lutwidge Dogson)



Lewis Carroll

Nasceu-Daresbury-Inglaterra em 27 de janeiro de 1832
Morreu - Guildford-Inglaterra em 14 jan 1898
Ocupação - professor, matemático, poeta, fotógrafo e romancista
Nacionalidade - Inglês
Gêneros - literatura infantil, fantasia, literatura, poesia, nonsense literário
Nossa Biblioteca esta estruturando-se e como amplo espaço que nos possibilita várias ações, fazendo-se necessário a construção da Missão para norteá-las. Para agilidade na prestação dos serviços já foi organizado a Informatização de Serviços.


Informatização dos serviços

A Biblioteca Lewis Carroll possui um aplicativo versátil, ou seja, que não disponibiliza-se apenas o cadastramento de livros mas também o cadastramento de alunos, professores,sendo assim, o aplicativo para biblioteca escolar vai disponibilizar os seguintes recursos:
  • Cadastramento dos livros
  • Cadastramento de Professores .
  • Cadastramento de Alunos.
  • Cadastramento de Empréstimos de Livros.
  • Cadastramento de Reservas de Livros.
  • Exclusão de Reservas e Empréstimos.
  • Sistema de ajuda completo de todas estas as funções.
Qual é a Missão da Biblioteca?
A definição de uma missão para uma instituição é parte de um planejamento estratégico.
A filosofia e as tradições da instituição o devem estar representadas na MISSÃO!
Segundo MACIEL (2006) "O estabelecimento da missão é fundamental pois determina o propósito da organização e sua razão de existir."
Uma missão não deve indicar os serviços que serão oferecidos pela biblioteca.

Como elaborar uma missão:
1- Conhecer a filosofia da instituição a qual a biblioteca pertencerá;
2- Enumerar as necessidades do público que será atendido; 3- Elaborar respostas para as seguintes perguntas: *O que a biblioteca deve fazer? *Pra quem a biblioteca irá oferecer serviços? *Qual o objetivo do serviço oferecido? *Como oferecer os serviços? *Qual a responsabilidade social da biblioteca?
4- Formular um texto filosófico que demonstre a razão de ser da biblioteca.
Com a Missão estabelecida a biblioteca estará pronta para abrir suas portas.

Editado por: Lauralice- Livre Arbítrio

Referências
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=7599906430852653330#editor/target=post;postID=1788204621123832058
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/ericogoncalves/bibliotecaescolar011.asp

imagem 0: Lewis Carroll disponível em Puro Descuido
imagem 1: Biblioteca Camões
imagem2: http://bibliothecariusab.blogspot.com/2011/02/informatizacao-dos-servicos-prestados.html

Editado por soniamaris em 30/11/2011, conforme orientação da profª Elisete Armando

sábado, 19 de novembro de 2011

A criança e o livro: das teorias às práticas educativas

Alice a mad tea party - Su Blackwell - 2007

“(...)Procuramos dirigir nossas leituras da obra de Carroll e suas adaptações, a partir de dois pressupostos complementares: a imaginação ativa e a singularidade das descrições que permitem ao leitor uma experiência única no campo da leitura. Buscamos trazer ambas as definições para que este leitor se capacite a “visualizar as imagens de olhos fechados” e, a partir delas, formar seu “arsenal” profícuo de personagens fantásticos.

Começar do zero — assevera Calvino.

Quem sabe não seria este o caminho para que pudéssemos re-iniciar com propostas aptas a abrirem um espaço de interlocução e conduzir os leitores (sem qualquer tipo de amarra) a uma leitura de fruição, de retorno ao fantástico e ao maravilhoso? Construir uma escola pautada pela alegria e pelo afeto, baseada na reflexão, seria uma utopia? Não. Nossa proposta é por uma sociedade de inclusão em que todos possam participar, democratizando, assim, o saber e repartindo os bens culturais. Que princípios éticos, morais, sociais e igualitários sejam para todos e não para alguns. Uma sociedade inclusiva poderá contar com a história integral de Alice no país das maravilhas para todas as crianças, quer sejam elas de escola pública ou privada. Aqui nutrimos nosso sonho: um lugar em que se “desdobre” a literatura, atraindo o leitor para o desejo e a posse total da significação da linguagem, re-inaugurada a cada dia no seu cotidiano.” ¹ (CASTRO)

¹ Lenir Fátima de Castro (UFF) apresentou este trabalho III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil do Oeste Paulista - "A criança e o livro: das teorias às práticas educativas", realizado na Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus Presidente Prudente, em 28 de agosto de 2006.

Disponível em http://www.dobrasdaleitura.com/revisao/alicesingular.html


Oficinas em Parceira



Pensando em compor um quadro de professores o mais abrangente possível, nos deparamos com um problema técnico-administrativo, bastante comum nas escolas públicas em nosso país: a falta de profissionais em algumas áreas de conhecimento.


Tentando reverter esse quadro e buscando qualificar ainda mais a educação oferecida em nossa escola, estamos contatando alguns profissionais de fora da escola, que atuam em áreas do conhecimento que consideramos estratégicas e que podem dispor de algumas horas por semana para trabalhar em parceria conosco em Oficinas .
Em breve publicaremos os respectivos Projetos dos nossos oficineiros-parceiros.

Ainda não sabemos ao certo como formalizar essas parcerias, se vai ser via o Projeto Parceiros Voluntários, ou talvez o Mais Educação, ou através da famosas PPP (parceiras público privadas)... Estamos pesquisando e tratando das questões legais.


Porém, já posso adiantar que teremos pelo menos duas parcerias fundamentais: Lisiane Berti (Teatro) e Roberto Silva (Cinema e Vídeo), nossos ex-colegas do curso de Artes Visuais, que darão uma contribuição muito expressiva a nossa Escola Mundo de Alice.


Vocês podem saber mais sobre esse profissionais acessando os blogs dos mesmos:
http://www.lisiberti.blogspot.com/

http://terracambara.blogspot.com/

Meus queridos, sejam muito bem-vindos. Sintam-se em casa.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Algumas premissas...

Bem vindos a Escola Mundo de Alice, aqui todos os desejos, perspectivas, encontros e re-encontros são possíveis, a educação é tida como a oportunidade de desencadear novas maneiras de pensar, agir e interagir com o mundo fora destes muros, pois os muros aqui presentes são apenas ficcionais para delimitar espaços e não pensamentos, os projetos que começam a ser gestados em cada equipe pedagógico-administrativa têm a intenção de despertar no educando o desejo, a curiosidade e a alegria de ensinar e aprender todos os dias. Cada equipe foi formada por interesses afins e demonstram um vasto conhecimento na área, mesmo sendo vasto é efêmero e mutável, neste ínterim cabe a magia da busca contínua do aprender. A escola abrange desde a educação infantil até o ensino politécnico, com um espaço físico dinâmico que possibilita que todos envolvam-se de maneira a aproveitar qualitativamente os momentos que encontram-se na escola. Salas específicas para cada disciplina, até então um inédito viável, tornar-se-á realidade ao ensino politécnico, onde cada aula será um laboratório de aprendizagem, havendo análise, debate, estudo e construção material deste conhecimento. Ainda há muitas ideias e possibilidades em aprofundamento e construção, como já postado: Qual será o currículo? Qual ou quais metodologias de ensino serão adotadas? Os projetos interdisciplinares versarão sobre quais eixos temáticos? Informática? Rádio escola? Teatro e dança, ou simplesmente corporeidade? Esporte e vida? Prevenção ao uso de drogas ou promoção à saúde?  Haverá feiras e exposições programadas? Quais, quando e por quê?
A equipe de trabalho está pensando e articulando todas estas possibilidades que vai engatinhando, a cada arrastar de joelhos ao chão, encontra a possibilidade e forças para erguer-se. Vamos em frente, pois cada dia é uma nova construção. Abraços, Jésica e equipe de trabalho Alexandra e Rossele.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011





Uma escola ideal precisa de um espaço de trabalho que estabeleça um diálogo com as tecnologias da informação. Se quisermos que os alunos tenham a capacidade de utilizar as informações tal qual ferramentas são utilizadas para os mais diversos trabalhos; precisamos ensiná-los a buscar estas ferramentas nos lugares certos. E, como a internet e a informática de uma maneira geral atraem crianças e jovens uma das melhores maneiras de contribuir com a educação de uma maneira ampla é através da utilização das tecnologias da informação. Logo estaremos organizando este espaço de forma a fazer com que possa colaborar com o desenvolvimento dos alunos que estudarão na Escola Mundo de Alice.
Professoras Alexandra Flores, Jéssica Henke e Rossele Carvalho

domingo, 13 de novembro de 2011

Quadro completo (ou quase...)!!!!



Boas novas, pessoal!

Estamos com o quadro completo (ou quase!!!!)
Dos convites enviados, só estamos aguardando um menina...
Quem sabe ela "se liga" com essa mensagem e entra no ambiente.

O que não significa que não possamos ter mudanças. Sabe como é escola, as "migrações" são inevitáveis e algumas vezes até necessárias.

Buenas, o quadro geral dos professores:

Ana Paula Bardini (Osório);
Alexandra Flores (Novo Hamburgo);
Anelise Ferreira da Silva (Tavares);
Andrea Pessin (Porto Alegre);
Daniela De Ferrarri (São Leopoldo);
Derenice Zanoelli (Canela)
Elenice da Silva (Santo Antônio);
Jésica Henck (Canela);
Juraci M.Nunes (São Leopoldo)
Lauralice Eberle (Alvorada);
Leila Quintana (Porto Alegre);
Lisiane Silveira (Gramado)
Luciana Migliavasca (São leopoldo);
Magda Graven (Sto Antônio);
Márcia Pereira Ramos (Santo Antônio);
Marlene Zanotto (Sto Antônio);
Margareth Anschau (Gramado);
Neusa Vinhas (Candelária);
Rosangela Silveira (Sto Antônio);
Rossele Carvalho (Porto Alegre);
Rozane Kafer Pereira (São Leopoldo);
Silvana Benck (Gramado);
Sônia Maris (Alvorada);
Valquiria Bacellar (Porto Alegre)

Próximo passo: definir cargos e funções.
Peço que enviem suas preferências para os mesmos.

Tentaremos atender a todos.

Algumas colegas já manifestaram interesse por setores.

AVISO DE UTILIDADE PÚBLICA; na próxima semana as mensagens devem ser encaminhadas para a colega NEUSA VINHAS no ambinente ou no MSN.
Estamos testando um novo tipo de direção coletiva ou rotativa como preferirem...até que os quadros se definam.

Chega de papo...ao trabalho!!!
Enquanto vocês trabalham, agora eu vou tomar um chazinho com um velho e querido amigo... (na verdade, vou digitar meu relatório de estágio que anda meio abandonado nos últimos dias)

Namastê
soniamaris




terça-feira, 8 de novembro de 2011

Primeiros Navegantes (3) atualização


Segue a Lista atualizada das colegas professoras confirmadas para participar da Escola Mundo de Alice até o presente momento:

Ana Paula Bardini (Osório); Alexandra Flores (Novo Hamburgo); Anelise Ferreira da Silva (Tavares); Andrea Pessin (Porto Alegre); Daniela De Ferrarri (São Leopoldo); Elenice da Silva (Santo Antônio); Jésica Henck (Canela); Lauralice Eberle (Alvorada); Leila Quintana (Porto Alegre); Luciana Migliavasca (São leopoldo); Magda Graven (Sto Antônio); Márcia Pereira Ramos (Santo Antônio); Marlene Zanotto (Sto Antônio); Margareth Anschau (Gramado); Neusa Vinhas (Candelária); Rosangela Silveira (Sto Antônio); Rossele Carvalho (Porto Alegre); Rozane Kafer Pereira (São Leopoldo); Silvana Benck (Gramado); Sônia Maris (Alvorada); Valquiria Bacellar (Porto Alegre)...

Primeiros navegantes...(2)


América Invertida - Joaquim Torres Garcia

Alguns navegantes que se uniram a nossa causa:

Silvana Benck, Magda Graven, Rosangela Silveira, Alexandra Flores, Valquiria Bacellar, Lu Migliavasca, Marlene Zanotto e Margarete Anschau. Nomes que consido muito importantes para a construção de nossa escola. Cada uma delas com suas particularidades, sua experiência e seu entendimento do que seria uma educação voltada para o terceiro milênio, capaz de dar conta de tanta diversidade e dos inúmeros obstáculos. Parabéns m
eninas! Sejam muio bem-vindas.
Ainda aguardamos mais algumas colegas, que estão analisando a proposta e ainda não puderam se manifestar, antes de fecharmos o grupo e partirmos para a distribuição de funções e tarefas.
Além disso, estamos confirmando os emails para podermos organizar uma mala direta para que todos saibam em tempo real as novidades da Escola Mundo de Alice.
Muito obrigada pela paciência.

namastê
soniamaris

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Primeiros navegantes...









Atendendo à solicitação da professora tutora Gabriela, divulgo alguns nomes dos integrantes da Escola Mundo de Alice, em construção.

Peço desculpas às colegas que por ventura ficarem de fora dessa primeira listagem, porém, achei melhor ainda não incluir o nome daquelas com quem ainda estamos em tratativas.

Segue a Lista:

Ana Paula Bardini (Osório)

Anelise Ferreira da Silva (Tavares)

Andrea Pessin (Porto Alegre)

Daniela De Ferrarri (São Leopoldo)

Elenice da Silva (Santo Antônio)

Jésica Henck (Canela)

Lauralice Eberle (Alvorada)

Leila Quintana (Porto Alegre)

Neusa Vinhas (Candelária)

Rossele Carvalho (Porto Alegre)

Márcia Pereira Ramos (Santo Antônio)

Sônia Maris (Alvorada)






domingo, 6 de novembro de 2011

Os espaços possíveis na fEM de Alice


Área de recreio 1
Sala ambiente Geografia

Laboratório


Educação Física
Biblioteca
Entrada de alunos

Ambiente informatizado






"A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir" Maria Montessori





















































































Referência das fotos:para ambiente ficcional EM de Alice




terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mundo de Alice...Mundo da Escola...

                                                Pensando a metáfora da Alice...
         Esta escola, nossa escola é uma viagem...
Prepare-se: ponha asas na cabeça e penetre no País das Maravilhas. Maravilhas mesmo destas que sonhamos todos os dias, de arrepiar, de encantar de se divertir, de fantasiar, aprender e ser feliz...
      Alice como personagem para nos permitir uma escola de sonho, de faz –de – conta, maravilhosa... mágica...
Não informa nada, conta uma história,conduz aprendentes, media processos, caminha junto, vibra...é viva.Vale  o imaginário, vale o inventado, mas é permitido também o mundo real, as inquietações, as angústias , os dilemas e problemas..
.As diferentes projeções do fundo do poço e do alto do poço, como Alice.Animais podem ganhar vida, objetos também.Todos podem rir, pensar,falar,criar e participar...
Alice estava começando a se cansar de ficar ali sentada no barranco ao lado da irmã. Sem nada para fazer”” (...) –Quando éramos pequenas – prosseguiu a Tartaruga de Imitação – fomos à escola no fundo do mar. A professora era uma velha Tartaruga. A gente a chamava de Tatu...
-Por quê? – perguntou Alice.
-Para ouvi-la dizer “Não sou Tatu” – disse a Tartaruga de Imitação. –Vamos à escola todos os dias
-Eu também – disse Alice. – Aprendemos francês e música.
-E lavagem de roupa? – perguntou a Tartaruga de Imitação.
-É claro que não! – disse Alice.
-Ah! Então sua escola, na verdade não é tão boa assim – disse a Tartaruga. – Na nossa
tínhamos francês, música e lavagem e roupa extra. Contudo eu não precisava disso,
vivendo no fundo do mar. Só freqüentei as aulas normais: Lei Dura e Reinação Livre, e
depois tínhamos vários ramos da aritmética: Ambição, Distração, Mulificação e Derrisão.”
     E nossa escola?
 E o currículo?
  E a realidade?
  E os anseios?
  E os desejos?

VAGAS PARA PROFESSORES


PROFESSORES

Escola Mundo de Alice, ainda em fase de criação, necessita, com urgência, de professores de todas as áreas de conhecimento, para implantação de um Núcleo de Estudos e Projetos Interdisciplinares, e trabalhar muitas horas semanais, em vaga temporária, como voluntário (sem nenhum tipo de benefício, a não ser o prazer de aprender e ensinar).

O candidato deve ter formação na área desejada (ou estar cursando), conhecimentos de web (desejável familiaridade com blogger) e redes sociais, redação própria , facilidade de comunicação e para trabalhar em grupo, além de familiaridade com a organização das escolas estaduais (pode ser também muncipais ou particulares).

Exige-se experiência em sala de aula, domínio das TICs, capacidade de inovação e muita criatividade, além, é claro,de disponibilidade de fazer horas extras na madrugada para reuniões pedagógicas-administrativas (pela Internet).

Os interessados devem entrar em contato com nosso Departamento de Recursos Humanos, ou enviar um texto de até uma lauda em que explicitem suas ideias sobre a educação no terceiro milênio, juntamente com currículo e um foto atualizada para o setor de recrutamento e seleção aos cuidados da professora Neusa Vinhas.

Aguardamos os interessados,

Profª Sônia Maris

Departamento de Divulgação e Marketing