segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A utilização do Blog como ferramenta pedagógica

O trabalho no Laboratório de Informática deve atender a um propósito final: criar uma forma de colocar os alunos em contato com as tecnologias de informação. Para tanto, um dos recursos que será utilizado para o trabalho no Ensino Fundamental será o blog.

Não apenas o blog como um diário virtual, mas como uma importante ferramenta educacional.

A utilização de blogs como ferramentas educacionais vem sendo cada vez mais comum. Isto pode ser atribuído à facilidade de manutenção e a quantidade de informação.



Blog como uma ferramenta pedagógica
Um blog é uma janela aberta para o mundo, uma possibilidade de comunicação que está ao alcance de todos.
Dentro da escola, o blog serve como um caminho interdisciplinar e que pode servir de divulgação de um trabalho feito com os alunos.
O site http://www.overmundo.com.br/overblog/curso-de-blog-como-ferramenta-didatica fala a respeito desta inovação e defende que todo o professor saiba utilizar os blogs como aliados. Somente propondo uma nova rotina na sala de aula é que o aluno sairá do estado de mero espectador para ser um participante nas aulas.
Como na Escola O Mundo de Alice o aluno não será um mero espectador, mas atuante na construção de seu conhecimento, o blog será amplamente utilizado nos trabalhos do LABIN.
Um exemplo da utilização de blogs com a finalidade educacional e diretamente conectado com os alunos é o realizado na Escola Estadual Brasília, que fica em Porto alegre com a turma de 3.° ano do Ensino Fundamental.



Quem sabe em nossa escola não começamos a tecer nossos projetos de informática utilizando blogs?

Nenhum comentário:

Postar um comentário